Itaparica

Perfil

Nome

Itaparica

Município

Itaparica

Coordenadas geográficas

12° 59′ 50″ S, 38° 40′ 04″ O

Endereço do Município com telefone

Praça Virgílio Damásio, 66, Casarão Ten. Botas – Centro – Tel.: +55 71 3631- 3192

Endereço Secretaria de Turismo com telefone

Tel.: +55 71 3631-2362

Descrição

Descrição

Uma das mais famosas e visitadas ilhas da Baía de-Todos-os-Santos, Itaparica tem vocação natural para o turismo histórico e cultural. É a maior entre as 56 ilhas da BTS, sendo também uma das mais procuradas, sobretudo no Verão. Lá encontra-se a única estância hidromineral à beira-mar das Américas, a Fonte da Bica, por isso, sua fama inicial era como balneário de repouso e de saúde devido às suas bonitas praias e à sua água mineral. Na parede frontal da fonte está inscrito em um azulejo: “Êh ! água fina. Faz velha virá menina”. Um dos filhos mais ilustres de Itaparica, o escritor João Ubaldo Ribeiro, imortalizou a ilha em diversos livros, descrevendo seu povo simples e cotidiano peculiar.

História

História

Itaparica foi descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos-os-Santos. Seu nome vem do vocábulo tupi que, significa “cerca feita de pedras”. O desenvolvimento econômico deu-se com a plantação de cana-de-açúcar, criação de gado e, posteriormente com a pesca de baleia nos séculos XVI, XVII e XVIII. Antigos sobrados da ilha já abrigaram os imperadores do Brasil, D. Pedro I e D. Pedro II.

  ⠀

A ocupação europeia deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período, foi nela iniciada a plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino da região. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação. Itaparica foi palco de importante batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823.

  ⠀

Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu. A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de agosto de 1833 e elevada a cidade em 30 de julho de 1962. Posteriormente, o município foi desmembrado em dois: o de Itaparica e o de Vera Cruz. Além da importância histórica e singularidade geográfica, a Ilha de Itaparica possui um conjunto histórico e arquitetônico dos mais aprazíveis, praias de águas mornas, folclore diversificado, artesanato próprio e culinária das mais apreciadas em todo o Brasil.

Recursos

Recursos históricos, culturais, naturais
  • Igrejas de São Lourenço
  • Matriz do Santíssimo Sacramento
  • Capela Nossa Senhora de Bom Despacho
  • Fortaleza de São Lourenço
  • Solares Dey Rey e Tenente João das Bottas
  • Fonte da Bica
  • Praia da Ponta do Mocambo
  • Praia do Forte
  • São João de Manguinhos
  • Praia de Amoreiras
  • Coroa do Limo

Mapa

Mapa

Empreendimentos

Lista automática dos empreendimentos