Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy

Perfil

Nome

Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy

Nome do empreendimento

Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy

Endereço virtual

Rua Gregório de Matos, 51, 1°andar – Pelourinho.

Estado

Bahia

CEP

40.730-230

Qual município

Salvador

Telefone

(71) 99156-8161

(71) 99127-6436

E-mail

afoxefilhasdegandhy@gmail.com

Descrição da atividade

O grupo Filhas de Gandhy foi criado em 1979, com o objetivo de inserir na comunidade as mulheres e a família dos integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy, considerado o maior afoxé de Salvador. Apesar da forte ligação com os Filhos de Gandhy, os grupos atuam de forma individual.

 

A palavra afoxé significa “a fala que faz”, proveniente da língua e povo Iorubá, um grande grupo étnico da África Ocidental. A dança do afoxé é uma manifestação afro-brasileira, que tem origem nos rituais realizados nos terreiros de candomblé.

Os principais elementos que definem o que representa o afoxé consistem nas roupas, na música e nos instrumentos. A vestimenta dos participantes possui as cores dos orixás, e as músicas são cantadas por todos os participantes, de forma harmoniosa, na língua iorubá. Já os instrumentos são os xequerês, atabaques e o agogô.

As Filhas de Gandhy desenvolvem durante todo o ano projetos e ações direcionadas ao fortalecimento e empoderamento das mulheres, além de liderar cortejos e um tradicional desfile que faz parte do carnaval, mas não deve ser confundido com um bloco carnavalesco. No período de Carnaval, chegam a reunir mais de mil mulheres nos desfiles. Além do Carnaval, se apresentam em festivais culturais e eventos corporativos.